Notícias

Notícias em destaque
Mais notícias
Últimas notícias

Jovens do centro educativo de Santa Clara limpam praia de Azurara

Os jovens do Centro Educativo de Santa Clara (Vila do Conde), inserido na Direção Geral de Reinserção Social do Ministério da Justiça e gerido pela União Meridianos, participaram no passado dia 7 de junho na campanha “Parte de Nós – Ambiente 2014”, uma ação de voluntariado desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, com a Fundação EDP e com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Os jovens participaram ativamente na ação de eliminação de plantas invasoras, bem como na limpeza da praia de Azurara, em Vila do Conde. Esta foi a terceira intervenção de jovens do Centro Educativo de Santa Clara neste local.Ação Praia da Azurara -

Os responsáveis pela União Meridianos sublinham que “o programa de voluntariado do Centro Educativo de Santa Clara visa favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens internados, dando-lhes oportunidade de exercer a cidadania, através do trabalho voluntário estruturado” e que “ao concentrar a sua ação nas problemáticas da comunidade envolvente, o programa procura contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária em Vila do Conde”. Estes objetivos estão alinhados com o compromisso do Ministério da Justiça em fomentar a plena reinserção na sociedade dos jovens que cumprem medidas ao abrigo da Lei Tutelar Educativa. 

Desde 2012, o programa de voluntariado da União Meridianos implementado pelo Centro Educativo de Santa Clara estabeleceu sete protocolos de colaboração com entidades locais como a delegação da Cruz Vermelha de Vila do Conde, a venerável ordem Terceira de São Francisco e entidades como o Banco Alimentar. Foram igualmente estabelecidos acordos privilegiados, assentes numa estreita e positiva relação de colaboração, com os serviços de qualidade ambiental da Câmara Municipal de Vila do Conde e com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

União Meridianos e Crescer Ser promovem reintegração de jovens em risco de exclusão através de estágios

A União Meridianos e a Associação Portuguesa para os Direitos dos Menores e da Família (CrescerSer) formalizaram um protocolo de colaboração, que visa dinamizar uma inovadora rede de colaboração empresarial para promover a plena inserção social, educativa e profissional de jovens em risco de exclusão. O pioneiro projeto, denominado “Crescer Fazendo”, está a ser desenvolvido pelas duas instituições desde junho do ano passado, partindo da constatação de que “a maioria das empresas tem dificuldade em integrar jovens em risco de exclusão”, observa Ana Nóbrega, responsável pelas relações institucionais da União Meridianos.

Assinatura do contrato do projeto Crescer Fazendo

Numa altura em que vários atores sociais discutem os problemas relacionados com o elevado desemprego jovem, bem como as suas possíveis soluções, o projeto “Crescer Fazendo” procura “facilitar a jovens em risco de exclusão social uma oportunidade profissional, através de bolsas personalizadas, com uma duração mínima de três meses, assentes na formação em contexto real de trabalho e que contam com o acompanhamento de técnicos especialistas em matéria de reinserção social”, sublinha Ana Nóbrega. Pretende-se assim, “dar aos jovens um conjunto de competências e de conhecimentos, para que possam construir um novo e sólido projeto de vida, com boas perspetivas profissionais e adequada inserção pessoal, familiar e comunitária”, bem como contribuir para um tecido social e empresarial mais justo e competitivo, mediante o aprofundamento da responsabilidade social das empresas e das instituições”.

Está prevista a atribuição de 80 bolsas, destinadas a jovens entre os 16 e os 24 anos, com escolaridade obrigatória, provenientes de contextos sociais desfavorecidos e com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho.