Crescer Fazendo
- Crescer Fazendo
- Um acordo pioneiro
- Objetivos
- Parceiros
- Modelo de intervenção
- Experiência
Crescer Fazendo
A União Meridianos, constitui-se como uma organização especializada na intervenção com jovens em risco de exclusão social e com a população juvenil em geral.
Conscientes das problemáticas da sociedade atual e dos novos desafios a que os jovens são sujeitos, consideramos a inserção laboral como um vector de (re)inserção fundamental nos dias de hoje.
A APDMF – CrescerSer é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com uma longa experiência de intervenção de qualidade no âmbito da promoção dos direitos das crianças e jovens e na concreta atuação no acolhimento e apoio a crianças e jovens em situação de perigo e suas famílias e, constitui um parceiro que proporcionará mais-valias éticas, culturais e técnicas na conceção” e execução do projeto.
Fruto da nossa experiência em desenhar e implementar programas e serviços para a comunidade juvenil e para os jovens em risco de exclusão, estamos convictos que o projeto piloto Crescer Fazendo, elaborado em conjunto com a CrescerSer, constituir-se-á como uma ferramenta basilar e em muito casos única para a aquisição de competências e saberes que permitam aos nosso jovens arquitetar uma projeto de vida solido, pró-social e adaptado.
Não ousaríamos pensar que sozinhos seria possível, pelo que trabalhamos com o intuito de construir uma rede de contatos empresariais que possam, per si, colaborar para a construção de um tecido social mais justo, qualificado e competitivo, acrescentando assim valor às empresas e qualificação aos nossos jovens.
Aos nossos parceiros garantimos o saber de experiência feito, a qualidade, o rigor e ainda a possibilidade de poder colaborar numa iniciativa pioneira em Portugal.
Um acordo pioneiro entre a União Meridianos e a CrescerSer
Um projeto inovador e promissor, com o qual potenciamos a possibilidade de formação e inserção profissional e social de jovens em situação de dificuldade, concorrendo assim, para o fortalecimento de um tecido empresarial mais justo.
Movidos:
- Pela importância decisiva que assume para o futuro do País o pleno desenvolvimento individual e social das crianças e jovens.
- Pelas especiais necessidades de proteção jurídica, material, social e afetivas sentidas pelas crianças e jovens oriundos de contextos sociais e económicos desfavorecidos e/ou de ambientes familiares fragilizados.
- Pela relevância decisiva da formação e integração profissional como via para uma integração social plena.
- Ampla partilha de pontos de vista entre os parceiros, quanto aos objetivos a atingir e às estratégias a executar relativamente à promoção profissional e social dos jovens em idade laboral.
- Vontade desenvolver em projeto de cooperação nestas áreas de interesse comum, especialmente no âmbito da formação profissional.
A União Meridianos e a CrescerSer apostam na colaboração em projetos de formação inovadores, aspirando a autonomização dos jovens.
Trabalhamos para criar oportunidades, abrindo novos caminhos aos jovens em risco de exclusão social, acrescentando valor às e mpresas e competências aos jovens.
Objetivos
Destina-se a assegurar a formação profissional de jovens através de estágios em empresas ou outras entidades, públicas ou privadas.
Potenciar a autonomia dos jovens oriundos de meios familiares e sociais fragilizados e desfavorecidos, dando a possibilidade de adquirirem competências e conhecimentos fundamentais para a construção de um projeto de vida sustentado e pró-social.
Assegurar a mediação entre os jovens em risco de exclusão social e o tecido empresarial envolvendo, garantindo a articulação de ferramentas personalizadas a cada situação, bem como um acompanhamento especializado.
População-alvo
- Jovens dos 16 aos 24 anos de ambos os sexos a frequentar a escolaridade obrigatória ou tendo-a já concluída.
- Jovens acolhidos nas Casas de Acolhimento da Associação CrescerSer.
- Outros jovens que careçam deste apoio e que sejam por nós sinalizados.
- Jovens dos 16 aos 24 anos de ambos os sexos, motivados e com a vontade intrínseca de participar no projeto.
Parceiros
São parceiros neste projeto a União Meridianos e a Crescer Ser.
São competências da União Meridianos:
- A articulação com as empresas parceiras onde os jovens vão desenvolver estágios profissionais.
- O financiamento do projeto, nomeadamente a vinculação de um técnico para acompanhamento e monotorização dos programas de estágios.
- O desenvolvimento das iniciativas necessárias à obtenção dos financiamentos comunitários que venham a ser disponibilizados no quadro do programa Rethinking Education.
São competências da CrescerSer:
- A seleção dos jovens, que irão beneficiar dos programas de formação profissional integrados no projeto.
- O acompanhamento de todo o percurso de formação dos jovens, assegurando o cumprimento das responsabilidades assumidas.
O esforço económico que vamos destinar a este projeto é um “motor” que vai ativar as energias que procuramos, motivando os menores e eliminando os problemas com que se deparam habitualmente as empresas interessadas.
Proposta de ação modelo de intervenção
A proposta de ação do projeto “Crescer Fazendo” tem a vontade intrínseca de promover a inserção social, educativa e profissional destes jovens, com vista a uma plena integração na sociedade.
Assim, é nosso intuito atuar em diversas áreas, que no seu conjunto se possam complementar e servir de apoio à promoção e acompanhamento da autonomização dos jovens.
Pretende-se:
Somos conscientes de que muitas vezes existe um fosso entre as oportunidades de formação/experiencia pré-profissional e os candidatos, quer seja porque o candidato desconhece as vagas, quer seja pela falta de confiança das empresas em facultar estas oportunidades. Neste sentido o projeto Crescer Fazendo atua como mediador entre o parceiro e o candidato, fomentando as competências dos jovens e disponibilizando o acompanhamento técnico especializado.
Todos os jovens beneficiam de um projeto formativo personalizado, adequando as ferramentas as particularidades de cada jovem.
Apoiados na nossa experiência
A Meridianos Internacional conta com uma larga experiência na inserção laboral de jovens em risco de exclusão social, através de diversos programas de formação e inserção laboral. Para o efeito, contamos atualmente com a colaboração de empresas reconhecidas que facilitam a aproximação ao mundo laboral, proporcionando o conhecimento dos hábitos, práticas e valores característicos das áreas profissionais a que os jovens aspiram.