O nosso compromisso com a sociedade

Pilares da União Meridianos
  • Excelência e Qualidade
  • Sustentabilidade
  • A igualdade
  • Trabalhamos com pessoas
  • Melhoria contínua
  • Prevenção e Formação

Excelência e Qualidade

PIONEIROS DO SECTOR NA APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

Ao longo da nossa trajectória, adquirimos um amplo conhecimento e uma sólida experiência no sector da inserção social, que confere uma garantia ímpar à qualidade das nossas actuações. Temos consciência dos benefícios que este sistema traz a todos os nossos procedimentos.

300+ como garantia de qualidade dos serviços e de gestão da Organização em matéria de intervenção com menores.

A sustentabilidade

COMPROMETIDOS COM O CONTEXTO ENVOLVENTE

Num mundo em que a população cresce diariamente, os recursos naturais começam a esgotar-se, a Administração se vê forçada a fazer mais com menos e as expectativas dos nossos stakeholders são cada vez maiores, temos de assumir a sustentabilidade como o centro do nosso trabalho e da nossa visão de futuro.
O compromisso da União Meridianos com a sustentabilidade assenta no seu desígnio de converter-se no referencial do sector também no que diz respeito à eficiência energética e à protecção do Meio Ambiente.

Exemplos dos nossos avanços em matéria de sustentabilidade são, entre outros, os seguintes:

Introdução de valores meio-ambientais em todos os nossos domínios de actuação: gestão da instituição, educação, investigação e protecção social.
Promoção da formação para o desenvolvimento sustentável e educação nos valores sociais e individuais.
Minimização do impacte ambiental e dos riscos negativos provocados pela nossa actividade, promovendo um comportamento sustentável, comprometido com os valores da União Meridianos.
Desenvolvimento de programas de educação meio-ambiental em todos os nossos centros.
Aposta nas energias renováveis. Separação e reciclagem de todos os resíduos gerados nos nossos centros.
Celebração de acordos com entidades que promovam a protecção do meio ambiente.

A igualdade

UMA REALIDADE NOS NOSSOS CENTROS

 

 

É este um dos componentes principais da política de Recursos Humanos da nossa organização: velar pelo cumprimento e desenvolvimento do nosso Plano para a Igualdade.

O Plano envolve, designadamente:

Procedimentos de selecção que respeitem os princípios da igualdade, do mérito e da capacidade.
Medidas para favorecer a igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres. Estabelecimento de plena igualdade entre os sexos no acesso aos postos de trabalho.
Aposta na promoção profissional e na formação, com igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenhem as mesmas funções.
Medidas para a conciliação entre a vida pessoal e familiar e a actividade profissional nos seguintes domínios: jornada laboral, conciliação com a vida familiar, paternidade/maternidade e violência de género.

Pessoas que trabalham com pessoas

O MAIOR ACTIVO DA NOSSA ORGANIZAÇÃO: AS PESSOAS

A União Meridianos é constituída por mais de 100 profissionais, que constituem um dos pilares fundamentais da organização e o seu maior activo.

São eles que, dia após dia, tornam possível o desenvolvimento da actividade da Organização.

A principal função da Direcção de Recursos Humanos consiste em estabelecer as estratégias, as políticas e os procedimentos da União Meridianos no que se relaciona com as pessoas.

A gestão do nosso pessoal centra-se nos seguintes objectivos fundamentais:

Melhorar a formação e desenvolvimento do capital humano.
Velar pela motivação e pelo empenho das pessoas.
Desenvolver a empregabilidade dos nossos jovens, menores e empregados
Melhorar os procedimentos de administração e controle de gestão na área dos recursos humanos, para conseguir actuações mais eficientes, que redundem em benefício do empregado.

Melhoria contínua

A INOVAÇÃO, NOSSA PEÇA CHAVE

Melhoramos e inovamos permanentemente: a sociedade evolui de forma contínua e os jovens também. De facto, eles anunciam as novas tendências que chegarão no futuro. A nossa inquietação permanente é anteciparmos este futuro de forma pró-activa, o que exige um processo constante de melhoria e inovação, tanto dos meios técnicos, como dos sistemas e procedimentos.

Prevenção e Formação

APOSTAMOS NA SEGURANÇA E NA INOVAÇÃO

Na sua política de Prevenção de Riscos Laborais (PRL), o sistema da União Meridianos integra a prevenção em todos os níveis hierárquicos, o que implica a sua plena assunção e a inclusão obrigatória em qualquer actividade que se realize, se ordene ou se decida.

Enquanto entidade comprometida com as pessoas, a União Meridianos criou mecanismos de comunicação interna mediante os quais os próprios profissionais podem sugerir e solicitar formação, assistência a congressos, frequência de mestrados, etc.. Ao longo destes anos, muitos dos nossos profissionais ampliaram o seu currículo através deste tipo de actividades, numa aposta clara da Organização no desenvolvimento pessoal e profissional, na inovação e na recompensa do esforço.

slide